Estivemos no Vale do Silício e voltamos conectados com a inovação
agencialikeu-blog-vale_do-silicio-fotogeral

Logo no primeiro dia, quando colocamos os pés no aeroporto de São Francisco – CA, nos Estados Unidos, sentimos um clima de “a cidade respira inovação”. Seria somente a maneira de pensar das pessoas que vivem lá? O próprio ambiente do aeroporto e das ruas, com máquinas autônomas de vendas, painéis solares e carros elétricos, começavam a mostrar a realidade local!

Foram 5 dias, ao todo, de 7h às 22h, com 100 brasileiros incríveis! Pessoas de todos os cantos (que vivem no Brasil e também nos EUA), mas com a mesma forma de pensar: “Viemos para nos conectar com o futuro”.

Queremos agradecer a StartSe por essa experiência incrível!

Iremos abordar aqui os principais pontos vistos durante o programa e o que as pessoas no Vale do Silício (ou Bay Area, como os moradores de lá chamam) estão fazendo em relação a esses temas que já estão mudando nossas vidas!

Tudo começa na corrida do Ouro, em 1949 (já ouviram falar do time de futebol americano São Francisco Forty Niners? Pois é!), quando pessoas de diversos locais se instalaram na cidade em busca do ouro. Porém, apenas algumas prosperaram, enquanto a outra parte da população teve que empreender bastante para atender as demandas que chegavam, tornando por necessidade o primeiro grande espírito empreendedor de lá.

Outro grande marco foi quando o Presidente Kennedy colocou um prazo para levar o homem à lua e foi aí que o setor público olhou com todas as forças para o Vale e investiu MUITO dinheiro nesse projeto, fazendo com que toda a região prosperasse tecnologicamente (sim, existe um capital necessário para que a tecnologia tenha tração). Dá arrepio de pensar que o homem foi à lua com menos tecnologia do que usamos hoje em nossos celulares!

Mais na frente falaremos sobre um outro anúncio de levar o homem ao espaço que foi feito recentemente, sabe por quem?

Vamos lá! Alguns pontos principais tornam o Vale do Silício o local mais inovador e empreendedor do mundo: As pessoas têm necessidade de transformar alguma coisa, dar solução a algum problema existente e estão dispostas a arriscar para realizar esses projetos. O segundo ponto é que 50% da população é diversificada, de todos os cantos do mundo, o que faz o espírito de cooperação e diferentes maneiras de pensar se empregarem em grandes Startups de sucesso, com várias especialidades e qualidades que se juntam!

Terceiro ponto: uma ideia por si só não vale muita coisa. Ali é lugar de colocar a mão na massa, “errar rápido e errar sempre”, validar hipóteses e partir para os próximos passos. Em outras palavras, um produto nunca está pronto, mas sempre sendo construído. Você acha que o Facebook está pronto? Não, está sendo feito por todos nós, usuários da Rede Social, todos os dias! Por fim, o respeito às pessoas, em todos os sentidos. A Parada Mundial da diversidade que conhecemos, é justamente uma parada em respeito a TODAS as pessoas do mundo, gays, latinos, americanos, negros, mulheres, idosos, não importa quem você seja. Você faz parte daquele ecossistema GIGANTE de inovação!

BioTech

Sobre a evolução da cura de grandes doenças por meio do uso de células tronco, tivemos uma palestra de uma Médica Brasileira, a PHD Carolina Oliveira, CEO da Oneskin, que estuda e já faz alguns testes no processo de envelhecimento e rejuvenescimento de pele artificial com o uso dessas células, o que já mostra resultados positivos que irão impactar no retardo do envelhecimento humano. A pessoa que viverá 130 anos já nasceu e essas tecnologias estão chegando e contribuindo pra isso.

Quem são os Millenialls

A famosa geração da Internet (y). Eles não querem ter, querem ser! Não querem ter casa, querem ser livres, não querem ter cargos, querem ser profissionais, não querem ter carros, querem apenas se deslocar (Uber agora, carros autônomos no futuro). Querem ser mais livres, não querem hotéis, querem viver a experiência local (Airbnb). A forma como eles se relacionam com produtos, serviços e tecnologia é muito diferente da que estamos habituados. Texto do amigo Thiago, profissional altamente capacitado que estava no nosso grupo – linkedin.com/in/tfmoura.

Em resumo, as pessoas fazem parte da construção da marca e do produto; as pessoas são o novo canal de Marketing.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A empresa TOTVS apresentou seu modelo de inteligência artificial, que basicamente colhe dados dos clientes e usa a favor deles e do Mercado: melhores produtos por região, o que as pessoas estão dispostas a comprar e quais as tendências para cada Mercado. Também se falou de um trabalho com a Bematech, empresa de impressora fiscal comprada pela TOTVS, que deixa um registro de todas as vendas realizadas nas lojas que atua, abrindo um leque gigante de análise de dados por inteligência artificial, tornando a experiência de todos nós mais proveitosa no final.

Leia aqui sobre a Carol.

O Marketing de hoje está baseado na análise de dados, seja on-line ou off-line. Com o volume de informações armazenadas nos data centers não é mais possível analisar sem a ajuda dos nossos amigos robôs!

O novo petróleo do século se chama DATA – DADOS e, por isso, empresas como Google e Facebook estão dominando a entrega de conteúdo, produtos e serviços para todos nós! Fazemos a pergunta: você se importa em saber que seus dados estão sendo usados para uso comercial, sendo que ajudam a entregar PARA VOCÊ o conteúdo e o produto mais relevante?

Se você não possui dados, não é uma empresa de Inteligência Artificial, é apenas uma empresa de software.

CARROS AUTÔNOMOS

Como falar desse tema sem falar de ELON MUSK? Lembram da promessa de levar o homem ao espaço? Pois é, esse cara prometeu levar o homem à Marte até 2024. Dessa vez não foi o Presidente e sim um empreendedor; alguém inquieto e que vive em função de romper barreiras tecnológicas – vive em função da DISRUPÇÃO!

Elon Musk está transformando o mundo com carros elétricos, autônomos, energia solar, internet para todos e transporte mais rápido entre os continents. Sim, o cara fez um curso de como construir foguetes espaciais e já obteve êxito levando um foguete à orbita da terra, que voltou e aterrizou em um ponto exato, derivando a ideia de transportar pessoas a qualquer lugar do mundo em menos de meia hora. Veja o vídeo aqui.

Nós estávamos falando de carros autônomos, certo? =)

Então, eles já são realidade e inúmeras empresas no Vale estão implantando a tecnologia. Engana-se quem pensa que há somente o UBER.

Dados sobre os carros (Por ano)

2018-2019 – Distribuição em massa do Tesla Model 3, automação em Rodovias – Caminhões autônomos

2020-2023 – Diversas frotas de carros autônomos – Preço do elétrico abaixo do que o carro à combustão

2025 – Seguro para carro manual 10x mais caro que para os autônomos. Resultado: grandes montadoras deixarão de existir.

2030 – Maioria dos carros no mundo serão Robotáxis elétricos!

Por esse motivo descobrimos outra realidade sobre o futuro: a última pessoa na terra a fazer um teste de habilitação já está transitando por aí!

Um dos grandes desafios desse mercado em um futuro em que a maioria dos carros serão autônomos, é a armazenagem de dados em tempo real do trânsito para a integração com a inteligência artificial que será empregada.

Milhares de carros enviando informação que deve ser processada e enviada de volta para o trânsito ONLINE!

Concluindo…

Dinheiro não é o foco, o Gol é TRANSFORMAR O MUNDO!

Dinheiro é consequência de mercado dessas grandes transformações. São Francisco possui aproximadamente 800 mil habitantes, dos quais (acreditem!) mais de 100 mil são milionários. Logo, dinheiro já não é o objetivo há muito tempo.

No Vale, confiança, compartilhamento de ideias, transparência e respeito à diversidade são essenciais, o alto risco nos negócios é uma regra e uma grande idéia não vale nada se não for colocada em prática!

“A nova economia da inovação está no limite das leis (governamentais e de mercado). Isto é, um serviço não te atende? Mude. Não tem opção? Resolva o problema. As ex-maiores empresas estão aí para nos mostrar que quem não olha para o que está acontecendo ao redor é atropelado pelos novos entrantes (Kodac x Instagram)” – Cristiano Cruel (StartSe).

 

Mentenha-se Informado(a)!
Receba nosso conteúdo primeiro.
Nós respeitamos sua privacidade.

Deixe seu Comentário


Inscreva-se na nossa newsletter!