Identidade Social e Virtual
identidade-social

Você é tudo o que você mostra nas redes sociais? Quem você é na sociedade real e virtual?

Estava analisando as redes sociais e fiquei curiosa sobre nossa identidade virtual e descobri que não somos os mesmos quando se trata de virtual X real. Essas questões são estudadas muito antes da existência das redes sociais (que loucura, não acham?). O estudo das interações humanas é muito mais do que podemos imaginar.

Já parou pra pensar que temos duas identidades? Segundo as teorias de grandes cientistas como Erving Goffman, e sociólogos e filósofos como Platão e Aristóteles, todo sujeito tem duas identidades:

A identidade social real, que é aquilo que mostramos nas nossas interações com amigos, conhecidos, pessoas no trabalho. Enfim, criamos uma identidade para conviver em sociedade, mostrando o nosso melhor, como os conhecimentos e qualidades. Tudo isso para ser aceito e fazer parte de algum grupo social.

E a outra é a identidade social virtual, é aquela quando estamos atrás de uma tela de celular ou computador. Criamos um personagem e podemos ser o que bem quisermos, parece não haver limites, ou você acha que há?

O impacto do virtual é tão crescente que, em uma pesquisa realizada recentemente pela Digital Clarity, uma agência de marketing digital norte-americana, mostrou o seguinte resultado: o vício dos jovens nas redes sociais é de que 1 a cada 50, gastam longas horas em atividades na internet. Além disso, de acordo com a pesquisa, eles apresentam sintomas de euforia nos momentos em que estão on-line e depressão e pânico quando estão longe dos aparelhos que proporcionam o acesso.

A realidade virtual parece estar se sobrepondo e tomando o espaço da realidade social. Parece que estamos vivendo o Mito da Caverna de Platão, lembra dele?

Onde o mundo sensível é a falsa realidade que vivemos, assim, construímos a nossa identidade virtual. Você é tudo o que posta nas redes sociais ou é apenas um personagem em busca de visualizações e likes?

O outro é o mundo inteligível que Platão se refere, sendo a nossa razão, nossa identidade real. Manter a nossa identidade real parece ser difícil comparando com a identidade virtual, lá podemos criticar e julgar sem preocupações, por que para muitos, não é apenas digitar e postar?

Pois bem, assim como aquele ditado “nosso corpo é aquilo que comemos” … Nós somos aquilo que postamos. Pensando nisso, quem você tem sido?

Ana Carolina

Mentenha-se Informado(a)!
Receba nosso conteúdo primeiro.
Nós respeitamos sua privacidade.

Comments (4)

Adorei o texto! Parabéns Ana

Thais de Barros Aleixo de Sousa
Thais de Barros Aleixo de Sousa

Muito obrigada Mikaele!!! Fique ligada em nosso blog que sempre traremos conteúdo pra vocês. Abraços!

Muito bom, parabéns.
Uma bela reflexão sobre os personagens do nosso dia a dia.

Thais de Barros Aleixo de Sousa
Thais de Barros Aleixo de Sousa

Quem bom que gostou do texto Ronilson, OBRIGADA!!! Espero você nos próximos post! Abraços

Deixe seu Comentário