Olá leitores, hoje iremos falar um pouco sobre Remarketing, ou seja, ações de Marketing para pessoas que tiveram contato com sua empresa, seja em seu site, seja em outros canais como Facebook e Instagram.
Quando digo fazer Marketing, que fique claro, falo sobre entregar conteúdo de várias formas e de maneira pensada, através de pesquisa e monitoramento nas redes, além de muito planejamento e análise de dados ok? Pois bem, Remarketing é: usar os dados de navegação do usuário em seu site ou rede social, e levar o conteúdo que a pessoa estava pesquisando, consumindo, tentando fechar uma venda ou atrair novos clientes que se interessam pelo seu serviço ou produto.
Basicamente, para isso funcionar entre site/Facebook, deve-se instalar um Pixel do Facebook em seu site, ele irá rastrear todo o movimento do usuário, as abas pesquisadas, produtos e carrinho de compra, quando o usuário voltar para o Facebook ou Instagram, o bendito produto estará lá, bem na cara de quem acabou de pesquisar. Isso já aconteceu com você? Parece tão simples certo? Eu pesquiso um produto e logo em seguida ele está lá me perseguindo para comprá-lo. É importante saber trabalhar bem a ferramenta para que nada fique invasivo e importuno nesse tipo de propaganda.
O Pixel do Facebook que serve para rastrear o movimento do usuário em seu site, também serva para rastrear o que acontece quando alguém clica em um anúncio feito por você no Facebook, desde o clique até chegar na venda dentro do site, 100% de comprovação de campanha, mas esse é um assunto para outro artigo.
Vamos separar o Remarketing nesse artigo em duas partes, Remarketing do Site para o Facebook e Instagram e Remarketing dentro do próprio Face e Insta.
Remarketing de fora para dentro Site para Face: já foi falado mas irei reforçar. Um Pixel do Facebook é instalado em seu site e manda informações para o Facebook, na hora de montar uma campanha de anúncios patrocinados na rede, você tem a opções de definir como público-alvo essas pessoas que estão navegando em seu site. Fazer isso manualmente para um site de poucas abas, poucos produtos não demanda tanto esforço, agora imagine ter que montar anúncios para uma loja virtual com milhares de ítens. Também é assunto para outro artigo e de longe é um tipo de anúncio fácil de fazer, são os chamados anúncios dinâmicos onde subimos no Facebook um catálogo de produtos e configuramos para que sejam mostrados para as pessoas que navegam por eles em nossos sites, dessa maneira o Facebook mostra de forma automática os produtos, sensacional né?
Remarketing dentro do Facebook e Instagram: Na secão de ativos no gerenciador de negócios do Facebook, temos a opção de cadastrar alguns públicos, subir e-mails e números de telefones e criar públicos semelhantes aos nossos seguidores. Esse seria sim um tipo de Remarketing de dentro para dentro. Imagine que uma pessoa assistiu um vídeo seu postado no Facebook que teve duração de 3 minutos, o Facebook nos fala que essa pessoa assistiu 95% desse vídeo, ou seja, o assunto era relevante, ela cai em grupo de público que engajou no vídeo. Tendo posse dessa informação, fazemos um segundo post em foto, falando mais sobre o assunto do vídeo ou fazendo alguma oferta, seria altamente relevante mostrar uma algo sobre um assunto que seu público se interessou fortemente.
Vamos para a parte prática.
Acesse o gerenciador de negócios, www.business.facebook.com
Na aba suspensa, vá ate ATIVOS depois PÚBLICOS
Clique em CRIAR PÚBLICO depois PÚBLICO PERSONALIZADO
Essa é a parte top, onde a mágica acontece, nessa seção você escolhe se deseja criar um público de uma fonte externa USAR SUAS FONTES seria o de fora para dentro que expliquei antes, ou uma fonte do próprio Face, USAR FONTES DO FACEBOOK, no caso, de dentro para dentro como explicado antes. Segue algumas das mais importantes.
USAR SUAS FONTES
Tráfego do site: O Facebook vai lhe dá a opção de criar um pixel e instalar em seu site, justamente como expliquei antes, após instalado, você terá a opção de usar o público rastreado em seus próximos anúncios.
Arquivos de clientes: A ferramenta te dá a opção de subir informações reais sobre seus clientes, inúmeras, as mais importantes são telefone e e-mail, após criado o público, você pode usar nos seus próximos anúncios. Imagine uma empresa com mil cadastros de e-mail e telefone de clientes, esses clientes são impactados no Facebook, dependendo da ação, é conteúdo relevante para quem já compra de sua loja.
USAR FONTES DO FACEBOOK
Vídeo: Aqui é aquela opção de criar um público alvo de pessoas que assistiram seus vídeos. Selecione o vídeo e defina os padrões, após criado o público poderá ser usados em seus próximos anúncios.
Perfil comercial do Instagram: Crie um público de pessoas que estão visitando e curtindo publicações em seu Instagram, quando elas voltarem para o Facebook, serão impactadas também. É conteúdo relevante para o mesmo cliente em duas redes, dá pra fazer uma boa campanha que começa no Insta e se complementa no Face.
Página do Facebook: Da mesma forma, pessoas que estão visitando, curtindo, comentando ou até enviando mensagens em sua pagina, entram nesse público criado. O mais puro reenvio de conteúdo para seus fãs engajados, após criado, é só começar a usar o público em seus anúncios.
Então é isso, nem tão fácil, nem tão difícil, usar a ferramenta de Remarketing do Facebook exige atenção e muita estratégia. O Foco é entregar conteúdo para quem realmente se interessa pelos seus serviços. Nós da Agência Like U sempre estamos em busca desse tipo de anúncio, tentando quebrar a barreira do algoritmo, num feed de notícias único para milhões de pessoas no Facebook e Instagram.
Dúvidas? Deixe nos comentários.
Rodrigo Queiroz