O tema de hoje é sobre uma das batalhas mais emocionantes dos últimos tempos. Não, não estou falando dos Vingadores vs Thanos, nem tão pouco de Jon Snow vs Rei da Noite… hoje vamos falar sobre Facebook vs Instagram.
De um lado, o revolucionário que se atreveu a explorar uma inovadora forma de comunicação e que conta com mais de 2,3 bilhões de usuários por mês – Facebook. Do outro, o aplicativo com maior nível de engajamento do mundo e que no final de 2018 atingiu a marca de 1 bilhão de usuários mensais – Instagram. Fonte: https://glo.bo/2UFE5Ph e https://bit.ly/2Mleg7K
Curioso para saber mais?
Então, vamos lá!
Como tudo começou
O Facebook foi criado em 2004 por um estudante de psicologia e ciência da computação de Harvard, mundialmente conhecido como Mark Zuckerberg. Os objetivos da plataforma estavam bem definidos desde o seu princípio: Criar uma Comunidade.
E assim é, até hoje.
O Facebook serve essencialmente de conexão entre família e amigos.
O Instagram foi criado em outubro de 2010, por Kevin Systrom e Mike Krieger, com o simples propósito de se publicarem imagens.
Anos mais tarde, o foco dessa rede social estaria centrada essencialmente no compartilhamento de fotografias de boa qualidade e vídeos de curta duração.
Nota: Em 2013, o grupo Facebook adquiriu o Instagram por US$ 1 bilhão. Fonte: https://glo.bo/2yRfITV
Principais diferenças
Apesar de teoricamente serem plataformas com inúmeras semelhanças, a verdade é que têm mais de diferente do que em comum.
Começando pela faixa etária dos usuários – o Instagram atrai um público, na sua maioria jovem, enquanto que o Facebook retém uma porcentagem significativa de público acima dos 30 anos.
Fonte do gráfico: https://bit.ly/2UQo4KZ
Em relação a outros parâmetros… se o Facebook é consideravelmente superior ao seu “adversário” em termos de Alcance (já que tem mais do dobro de utilizadores), já na quantificação de Engajamento, o Instagram leva a melhor.
No que diz respeito a Marketing Direto, Marketing de Influência e Apresentação de Novos Produtos/Serviços, o Instagram é claramente o vencedor.
Só para se ter uma noção: em 2018, 24% das transações de vendas online, foram efetuadas através de redes sociais. Dessas, 70% foram procedidas via Instagram. Fonte: https://bit.ly/2UQo4KZ
Isso quer dizer que deve investir todo seu dinheiro no Instagram?
Não obrigatoriamente.
Cada caso deve ser analisado, planejado e executado de forma diferenciada e profissional, focando a obtenção dos resultados pretendidos.
E aí, gostou?
A Agência LikeU é especializada na análise, planejamento e execução de Marketing Digital. Sabemos avaliar cada situação e destinar-lhe as melhores soluções.
Entre em contato e saiba mais!
Rodrigo Abrantes
Licenciado em Marketing e Publicidade