Para começar a escrever esse artigo trago uma reflexão: Por que a presença no digital é importante? 120 milhões de brasileiros estão nas Redes Sociais como usuários ativos e chegam a passar 9h por dia conectados. Dados do We Are Social – https://wearesocial.com/br/ mostram que estamos ultra conectados através dos nossos celulares em 80% das vezes. Então, seus clientes estão na internet e você deve estar nos feeds de notícias deles!
Como mensurar presença digital? Basicamente métricas como alcance e envolvimento no Facebook, visitas no site e cliques em anúncios mensuram bem a famosa PRESENÇA DIGITAL. Dentro disso, o passo seguinte é abraçar, conversar e se RELACIONAR com seu cliente! A internet trás essa vantagem sobre as redes off, o poder do relacionamento em tempo real, o toma lá dá cá! As pessoas querem ser ouvidas (ou lidas), querem opinar, reclamar, construir sua empresa junto com você e por isso devemos estar presentes. Qual seria a desvantagem? A internet não tem controle e estamos sujeitos a tudo e temos que estar preparados para ligar com nossos clientes!
Então, de novo, como mensurar presença digital? Presença digital é sim sobre vendas, não necessariamente a venda comprovada, porque esse seria o passo seguinte, pós ALCANCE, ENVOLVIMENTO, CLIQUES, RELACIONAMENTO: gerar tráfego on-line ou off-line para sua loja, capturar leads e começar um relacionamento mais estreito com seu público. Mas tudo começa com a presença digital! O bom e velho “funil de vendas” continua vivo, sempre se transformando aos padrões dos nossos consumidores ultra exigentes e descolados, os Millenials, geração que não sabe mais a diferença entre o mundo on e off-line.
Atrair e conversar com o seu cliente, vender recorrentemente, ficar presente na mente do seu público e disponível 24h é sim PRESENÇA DIGITAL e isso reflete em vendas. Se o seu negócio é pagar anúncio patrocinado e esperar reflexo direto em vendas, ótimo, isso deverá acontecer, enquanto isso, seu concorrente antenado está pensando em atrair e fazer seu cliente parte da empresa dele, vender e curar, se relacionar, “construir com o cliente” deixar ele fazer parte disso! Por fim reafirmo: Presença digital é o começo e a alma da sua empresa! As pessoas esperam muito mais da sua marca do que simplesmente uma troca de dinheiro por produto!
Em breve falaremos aqui no Blog sobre conversões e ações do ON para o OFF-LINE: como planejar as vendas após um período de presença digital!
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