Você é tudo o que você mostra nas redes sociais? Quem você é na sociedade real e virtual?
Estava analisando as redes sociais e fiquei curiosa sobre nossa identidade virtual e descobri que não somos os mesmos quando se trata de virtual X real. Essas questões são estudadas muito antes da existência das redes sociais (que loucura, não acham?). O estudo das interações humanas é muito mais do que podemos imaginar.
Já parou pra pensar que temos duas identidades? Segundo as teorias de grandes cientistas como Erving Goffman, e sociólogos e filósofos como Platão e Aristóteles, todo sujeito tem duas identidades:
A identidade social real, que é aquilo que mostramos nas nossas interações com amigos, conhecidos, pessoas no trabalho. Enfim, criamos uma identidade para conviver em sociedade, mostrando o nosso melhor, como os conhecimentos e qualidades. Tudo isso para ser aceito e fazer parte de algum grupo social.
E a outra é a identidade social virtual, é aquela quando estamos atrás de uma tela de celular ou computador. Criamos um personagem e podemos ser o que bem quisermos, parece não haver limites, ou você acha que há?
O impacto do virtual é tão crescente que, em uma pesquisa realizada recentemente pela Digital Clarity, uma agência de marketing digital norte-americana, mostrou o seguinte resultado: o vício dos jovens nas redes sociais é de que 1 a cada 50, gastam longas horas em atividades na internet. Além disso, de acordo com a pesquisa, eles apresentam sintomas de euforia nos momentos em que estão on-line e depressão e pânico quando estão longe dos aparelhos que proporcionam o acesso.
A realidade virtual parece estar se sobrepondo e tomando o espaço da realidade social. Parece que estamos vivendo o Mito da Caverna de Platão, lembra dele?
Onde o mundo sensível é a falsa realidade que vivemos, assim, construímos a nossa identidade virtual. Você é tudo o que posta nas redes sociais ou é apenas um personagem em busca de visualizações e likes?
O outro é o mundo inteligível que Platão se refere, sendo a nossa razão, nossa identidade real. Manter a nossa identidade real parece ser difícil comparando com a identidade virtual, lá podemos criticar e julgar sem preocupações, por que para muitos, não é apenas digitar e postar?
Pois bem, assim como aquele ditado “nosso corpo é aquilo que comemos” … Nós somos aquilo que postamos. Pensando nisso, quem você tem sido?
Ana Carolina
Adorei o texto! Parabéns Ana
Muito obrigada Mikaele!!! Fique ligada em nosso blog que sempre traremos conteúdo pra vocês. Abraços!
Lindo o seu texto. Gostei muito.
Muito bom, parabéns.
Uma bela reflexão sobre os personagens do nosso dia a dia.
Quem bom que gostou do texto Ronilson, OBRIGADA!!! Espero você nos próximos post! Abraços
Acho interessante, pois mostra o quão somos influenciados e também influenciando- os a sociedade. É uma troca mútua de experiência, sentimentos, emoções e ações dia a dia compondo o nosso repertório psicossocial.